A intenção é identificar os estabelecimentos comerciais que permitem a entrada e permanência de animais domésticos
Na noite de quarta-feira (19), a Câmara de Matão aprovou, por unanimidade dos vereadores, o Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Bernardi – MDB que institui a criação Selo “Pet Bem-Vindo”. Com a aprovação do Legislativo a propositura segue ao Executivo, onde precisará ser sancionada para que os estabelecimentos comerciais sejam oficialmente certificados, permitindo a entrada, circulação e permanência de animais domésticos. É importante destacar que a permissão é opcional, ou seja, não será imposta nenhum tipo de obrigatoriedade aos estabelecimentos quanto à adesão ao selo criado pelo projeto em questão.
A 36ª Sessão Ordinária contou com a presença dos representantes da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da 82ª Subseção da OAB Matão, além de membros de ONGs dedicadas à causa animal, que na oportunidade comemoram a aprovação da propositura.
O Selo “Pet Bem-Vindo” deverá ser afixado em local visível no estabelecimento comercial que aderir ao programa, indicando que o animal doméstico terá livre acesso e permanência naquele local. De acordo com o texto, os tutores dos animais permanecerão responsáveis pelos mesmos durante toda a permanência no estabelecimento e é prerrogativa da loja decidir o porte e a espécie de animais permitidos.
De acordo com o vereador Paulo Bernardi, a implantação do selo em nosso município de alguma forma fomentará o comércio, pois muitas pessoas deixam de frequentar os estabelecimentos, pois não querem deixar os seus Pet’s em casa. “É comum que alguns adultos, idosos e crianças deixam de frequentar alguns locais por não conseguirem permanecer naquele espaço com os seus animais de estimação, agora o estabelecimento aderindo a este selo, com certeza os proprietários dos pets se sentirão mais à vontade”, disse o vereador.