O Hospital Carlos Fernando Malzoni realizou a Semana da Enfermagem 2022 do HCFM, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Enfermagem (12/5) e o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20/5). A Semana da Enfermagem foi realizada entre os dias 17 a 20 de maio de 2022 no CEP – Centro de Ensino e Pesquisa do HCFM.
No dia 17/05 às 15h00 foi a abertura oficial, realizada por Esther Langhi, gerente de serviços de saúde do Hospital, representando Denise Minelli, superintendente do HCFM. Em seguida Dr. Paulo Bernardi, assessor jurídico do HCFM e Presidente da OAB – Matão proferiu palestra com o tema “A Importância da Enfermagem na Pandemia”. Às 16h Fabrício Sanas, analista de sistemas e integrante do grupo Pazlhaçada apresentou o tema “Rir alivia, amar cura”. Em seguida os “pazlhaços” realizaram algumas ações in loco dentro do Hospital, seguindo todas as regras de segurança.
No dia 18/05 foi a vez do escritor Orson Peter Carrara realizar palestra com o tema “Falando de talento”. No dia 19/05 a Profa. Fabiane Aguilar, coordenadora de pós-graduação em oncologia e cuidados paliativos palestrou sobre o tema “Comunicação afetiva nos cuidados paliativos”. Finalmente no dia 20/05 foi programada a palestra da Profa. Dra. Juliana Machado, professora da Escola Barão de Mauá, com o tema “Protagonismo da Enfermagem no Cuidado Integral”.
Durante todas as palestras houve coffee break e sorteio de brindes, graças aos seguintes parceiros, dos quais registramos a nossa gratidão: Magrass Matão, Abdul El Kadre, Pitica Possari – Acupuntura, Salão de Beleza da Vanilda, Jéssica Almeida, Royale Modas, Silvia Marques Boutique, Cristina Quaresma, Coisas de Bíblia, Marina Modas, Casa Estilo by Noca, Empório MIX, Asa Sports, Brasil Cacau, Genial Mix, Bernardo Perfumaria, Rieli Boutique, Fabrício Pinotti, Mateus Barbear, Daiane Esteticista e Amor sem pilhas.
História sobre o Dia da Enfermagem
A data 12 de maio lembra o nascimento da britânica Florence Nightingale, que foi uma pioneira da enfermagem. Nascida em 12 de maio de 1820, Nightingale foi uma jovem que lutou contra o papel submisso das mulheres à época, que se dedicavam quase que exclusivamente ao casamento e à maternidade. Mesmo enfrentando dificuldades, ela se tornou enfermeira, que era profissão normalmente exercida por freiras. Florence organizou e chefiou uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que corajosamente foram para o front da Guerra da Crimeia, ocorrida entre 1853 e 1856. Ali elas trataram dos soldados feridos. De volta ao seu país natal, Florence Nightingale encetou esforços para a melhoria das condições de tratamentos médicos dedicados aos pobres e indigentes. Graças aos esforços de Florence, que lutou pelo reconhecimento da profissão, foi fundada a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, onde foram lançadas as bases do ensino de enfermagem e de lá saíram as primeiras enfermeiras diplomadas.
Fonte: Hospital Carlos Fernando Malzoni