Consulta de pontos, licenciamento eletrônico de veículos e serviços relacionados à carteira de habilitação são os mais acessados pela população
De janeiro a maio deste ano, as unidades do Detran.SP integradas aos postos do Poupatempo atingiram a marca de 92% de atendimentos realizados por meio de canais digitais. Isso corresponde a 18.154.544 solicitações atendidas, de um total de 19.716.320.
Entre os serviços mais acessados pela internet, o campeão é a consulta de pontuação na carteira de habilitação (CNH), com 5.854.736 pesquisas. Em segundo lugar vem a emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV): 4.675.815 licenciamentos eletrônicos.
Já os pedidos relacionados a CNH, como renovação do documento, vêm em terceiro lugar, com 2.094.600 atendimentos. Para se ter uma ideia, esse é líder entre os serviços mais buscados presencialmente, com 993.163 (63,2%) solicitações.
“É uma verdadeira revolução digital, que só tem a crescer. Avalio que demos passos importantes, principalmente ao agregar tecnologia e soluções inovadoras no atendimento ao cidadão, que está cada vez mais conectado”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.
Além da consulta de pontos, do licenciamento e da renovação digital da CNH, o órgão estadual de trânsito disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos. É possível solicitar a segunda via da carteira de habilitação, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.
Em caso de dúvidas sobre quais outros serviços podem ser efetuados pela internet, o Detran possui um canal de atendimento “Fale com o Detran”, que pode ser acessado no portal ou pelo aplicativo. O app do Poupatempo Digital é gratuito, funcional, intuitivo e pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.
Fonte: Detran SP