USP São Carlos tem programa gratuito para idosos viverem ambiente universitário

São Paulo gerou mais de 50 mil empregos com carteira assinada
12 de julho de 2023
Rodeio de Boa Esperança do Sul terá uma das primeiras rainhas transexuais do Brasil
13 de julho de 2023
Exibir todos

USP São Carlos tem programa gratuito para idosos viverem ambiente universitário

Inscrições estão abertas pela internet. Entre as atividades, é possível acompanhar aulas de graduação e realizar atividades culturais e esportivas


A Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) está com inscrições abertas para o Programa 60+, que tem como objetivo promover a integração de idosos com o ambiente universitário.
Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da USP 60+, até o dia 24 de julho.
Os inscritos poderão participar de aulas gratuitas em cursos de graduação, além de atividades esportivas e culturais.
Cursos oferecidos são :
Como cultivar morango;
Internet para melhor idade;
Voleibol adaptado;
Acessibilidade em sistemas computacionais;
Álgebra linear;
Cálculo II;
Elementos da matemática;
Estatística;
Estatística I;
Interação humano-computador e experiência do usuário;
Introdução à modelagem matemática;
Introdução aos estudos da educação: ciência, sociologia e imprensa;
Probabilidade I;
Seminários de física II;
Sistemas evolutivos e aplicados à robótica.

Cabe destacar que a educação é um direito fundamental do idoso, propõe e possibilita meios para os avanços sociais, para o reconhecimento e preparação para o envelhecimento, contribui para atualização e formação para o mercado de trabalho, desenvolve e amplia habilidades, estimula novos objetivos, aumenta a participação na vida social e cultural e proporciona ganhos a qualidade de vida.
Porém, além de garantia de acesso à Educação é imprescindível que essa se dê com qualidade, com foco nas necessidades de quem aprende, neste caso, o indivíduo idoso.

ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

Segunda a OMS (2005), “envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas” (p. 13).
A palavra ativo não está relacionada somente a capacidade de estar fisicamente ativo ou inserido na força de trabalho, se refere à participação contínua do indivíduo em questões sociais, econômicas, civis e espirituais, e mesmo os idosos que possuam alguma doença, limitação ou necessidade especial continuam a contribuir ativamente para a família e comunidade (OMS, 2005).

A OMS (2015) define o conceito de Envelhecimento Saudável como “o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada” (OMS, 2015 p. 13). Esse conceito não e somente definido pelo funcionamento da saúde ou de se ter boa saúde, e sim da promoção do acesso a cuidados de saúde, para um bem-estar físico, mental e social, que inclui políticas e programas que fomentem esse processo (OMS, 2015).

Deixe uma resposta