Você sabia que vazamentos internos no imóvel podem alterar a conta de água? Para que isso não ocorra, a Águas de Matão pede que os clientes estejam sempre atentos. Uma torneira gotejando, uma válvula de descarga desregulada no vaso sanitário ou um defeito na boia da caixa d’água podem ocasionar grande perda de água.
“Nossos clientes podem acompanhar o consumo de uma maneira bem simples”, afirma o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Matão, Giovan Christofolletti. Segundo ele, os passos são os seguintes: ler periodicamente o hidrômetro, anotando o número indicado e a data; calcular o consumo pela diferença entre duas leituras; calcular o consumo médio diário, dividindo o consumo do período pelo número de dias correspondentes.
Giovan lembra que os vazamentos por gotejamento são os mais comuns. Eles ocorrem com mais frequência no ‘ladrão’ da caixa-d’água (ladrão) em função do mau funcionamento da boia. O mesmo acontece com as torneiras, nas válvulas de descarga ou nas caixas de descarga.
Seguem algumas formas de detectá-los:
Vazamento em caixas-d’água
1. Feche todas as torneiras do imóvel e não utilize os sanitários;
2. Prenda completamente a boia da caixa, impedindo a entrada de água;
3. Marque na caixa o nível da água e, após uma hora, verifique se o nível baixou;
4. Em caso afirmativo, existe vazamento na canalização, torneiras ou nos sanitários alimentados pela caixa-d’água.
Vazamento na válvula ou na caixa de descarga:
Fique de olho
Segundo Giovan, também é fundamental fazer uma vistoria nas mangueiras, torneiras e sistemas de irrigação do imóvel. Lavanderia, banheiro ou cozinha são áreas mais úmidas, mas se encontrar pontos de umidade nas paredes por onde passa a tubulação de água, isso pode ser sinal de vazamento. “É importante encontrar e sanar vazamentos, mas sempre essa não é uma tarefa fácil. Se você não tem certeza de como proceder para consertar vazamentos, procure um encanador de sua confiança”, afirma o coordenador.
Fonte: AEGEA