Última sessão da Câmara Municipal de Matão contou com diversas homenagens a matonenses, que receberam “votos de congratulações”. Uma “moção de louvor” também foi apresentada, além da aprovação de um projeto de nome de rua
Além de outras ferramentas que integram o trabalho legislativo, como a apresentação de indicações, a apreciação de requerimentos e debates sobre temas variados (por exemplo sobre a concessionária Águas de Matão), a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Matão, realizada no dia 27/09, também contou com diversas homenagens a matonenses.
Na referida sessão, os vereadores do município apresentaram diversos requerimentos de votos de congratulação e uma moção de louvor. Segundo o regimento interno da Câmara, os requerimentos que se encaixam na categoria de “voto de congratulações” podem ser apresentados de maneira individual e não ficam sujeitos à deliberação do plenário.
A presidenta da Câmara, Ana Mondini (MDB), apresentou três requerimentos de votos de congratulação. Dentre eles, a vereadora saudou o Diretor de Divisão de Segurança Pública, Marco Aurélio de Castro, “pelos relevantes serviços prestados à comunidade matonense, em especial pela realização dos serviços de pintura da sinalização de trânsito em São Lourenço do Turvo”.
A parlamentar também congratulou o secretário municipal Geraldo Lesbão Meira, conhecido como Mineiro, “pelos serviços prestados à população matonense a frente da Secretaria de Serviços Municipais”. De forma verbal durante a sessão, Mondini também mencionou outras duas pessoas envolvidas.
A terceira pessoa homenageada em um requerimento da vereadora apresentado nesta sessão foi a professora Mara Ângela Fregnani Ramalho, conhecida como Mara Ramalho, “em razão do belíssimo texto publicado nas redes sociais que trouxe uma reflexão sobre a volta às aulas”. Durante a sessão, o texto da professora foi lido pela parlamentar.
O vereador Policial Carmo (PP) requereu votos de congratulação para Juliana Sgardioli Estéfani, “pelo brilhante trabalho realizado junto à Associação Amor sem Raça, em prol da causa animal”. Juliana é conhecida como “Juliana da Causa Animal”, nome pelo qual concorreu ao cargo de vereadora na última eleição municipal, pelo partido Patriota. Recentemente, a presidente da ONG Amor sem Raça recebeu da Câmara um Título de Honra ao Mérito.
Everaldo de Carvalho (DEM) lembrou do “Setembro Amarelo” e congratulou “a Secretaria da Saúde, juntamente com todos os profissionais ligados ao tratamento de saúde mental em nosso município, pela realização do “Setembro Amarelo”, com ações voltadas à conscientização sobre a prevenção do suicídio”.
Por falar na Secretaria da Saúde, o secretário municipal da saúde, Ademir de Souza, recebeu votos de congratulação do vereador Paulo Bernardi (MDB). O mesmo requerimento congratulou também o prefeito de Matão, Cido Ferrari (PT), “[…] pela aquisição de aparelhos de monitoramento BFC, que possibilitará, durante as consultas médicas das gestantes, reprodução do som cardiofetal (batimentos cardíacos do feto)”. De forma verbal, o vereador também congratulou Paula Melitto e todas as pessoas que são doadoras de órgãos.
Não apenas “pessoas físicas”, mas instituições e entidades também podem receber “votos de congratulações”. Foi o que fez o vereador Davison Sensei (PT), que congratulou a “Associação São Vicente de Paulo (Os Vicentinos de Matão), pelo transcurso do Dia Nacional dos Vicentinos, comemorado no dia 27 de setembro de cada ano”.
O parlamentar também apresentou uma “moção de louvor ao padre Júlio Lancellotti, pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo por ter sido um dos escolhidos para ser homenageado com o diploma “Zilda Arns”, de Direitos Humanos de 2021, da Câmara dos Deputados, premiação esta, obtida por indicação do Deputado Federal Alexandre Padilha do PT e por meio de abaixo-assinado da população”.
A Câmara também aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 75/2021, de autoria de Cido Motos (DEM), que visa que a Avenida 02 do loteamento Jardim Amélia, com início na Rua Heraldo de Souza Toledo, do Portal Terra da Saudade, e término na Rua 01 do Jardim Amélia, passe a ser denominada Avenida Tereza Pereira Caminotto.
Texto: Victor Gandin
Leia também: Dimas Ramalho receberá título de cidadão matonense